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sexta-feira, 22 de abril de 2011

Documentos Oficiais da Educação Brasileira- PCNs


Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), foram elaborados para que servissem de referência no trabalho das escolas de ensino fundamental da rede pública brasileira. Ele além de procurar respeitar as diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país considera a necessidade de construir referencias nacionais comuns ao processo educativo em toda região brasileira. Mesmo não tendo um caráter obrigatório, eles vêm sendo adotados também na rede privada de ensino.

Elaborado coletivamente por um grupo de pedagogos no final do século XX, são divididos em um conjunto de volumes que oferecem orientações para o trabalho com as áreas de ensino tradicionais (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, Geografia e História) e também com áreas como Arte, Educação Física e Língua Estrangeira (esta de 5ª a 8ª), e outro conjunto de volumes aborda os Temas Transversais (Ética, Meio Ambiente e Saúde, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual), ou seja, assuntos e conteúdos que podem ser abordados em todas as áreas.

Esse documento reflete basicamente, um desejo de dar às crianças um papel mais ativo no cotidiano escolar. Buscando contextualizar o ensino através de uso de jornais e revistas e autoria de textos no ensino de língua portuguesa; trabalhar com situações do dia-a-dia, como compra e venda, em matemática; estudo do próprio meio e seus problemas e de assuntos em destaque nos meios de comunicação em geografia e história, e assim por diante, ou seja, é um conjunto de sugestões de inovações didáticas que permitem melhorar a qualidade de nosso ensino que dá ênfase aos estudos interdisciplinares; o que constitui uma novidade em relação aos currículos anteriores pois traz a discussão de grandes problemas de nossa sociedade para a rotina das escolas.

Um comentário:

  1. Ok. Está é a segunda postagem - “Os Documentos Oficiais da Educação Brasileira”

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