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Ângela Consuelo/ Annelise Diniz/ Gilberto Barcelos/ Manuel Diniz.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Atividade - D09_ED03

Plano de Aula

Conhecimentos prévios:

O significado da palavra força no cotidiano

Objetivos:

Identificar as forças que atuam num corpo;

· Adotar a representação vetorial para as forças que atuam num corpo;

Relacionar conceitos como força resultante,

Reconhecer que a força resultante é proporcional à aceleração produzida no corpo;

Analisar como a mudança do coeficiente de atrito influencia o movimento de um corpo.

Conteúdo: Estudo da Força

Duração: Uma aula de 50min

Expectativa da Aprendizagem:

Confrontar o significado comum de força e o conceito científico de força;

Descrever uma força apresentando sua intensidade, sua direção e seu sentido;

Analisar situações em que as forças estejam com a mesma direção e mesmo sentido e outras com intensidade direção e sentido diferente.

Eixo temático:

Força e Movimento

Desenvolvimento da aula

1º Momento: Leitura do Texto

“Eu tenho a força”

Esse é o grito mágico de um conhecido super – herói. Embora não se tenha notícias de que esse grito possa ter falhado, não há dúvida de que, sob o ponto de vista da Física, a frase é incorreta. Ninguém tem a força. Força é uma ação e não se pode ter uma ação. Assim, a palavra força deve vir sempre acompanhada de verbos que indiquem ação, como por exemplo: exercer, aplicar, sofrer etc. Na realidade quando o nosso herói se refere à força, ele está querendo significar “energia”, da mesma forma que muita gente, quando ocorre à interrupção de energia elétrica e tudo fica escuro exclama: “Acabou a força!”. Força e energia são conceitos inteiramente distintos e não devem ser utilizados como sinônimos, mesmo na linguagem do dia-a-dia.

Portanto, o grito de guerra deveria ser: “eu tenho a energia”. Pode ser que falhe, mas, em compensação, será uma falha fisicamente correta

2º Momento:

Conceito de força: apresentação de slide

Apresentação do filme http://www.youtube.com/watch?v=JcNnl-TyRP4

3º Momento: Recursos Complementares:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_03.asp Neste endereço tem uma discussão sobre a necessidade de interações entre os objetos para que haja força e conseqüentemente movimento.

Avaliação:

Os alunos deverão elaborar um texto argumentativo sobre o conceito de força onde será avaliada a qualidade e a autenticidade dos textos.

Ângela Consuelo e Gilberto Barcelos

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