Plano de Aula
Conhecimentos prévios:
O significado da palavra força no cotidiano
Objetivos:
• Identificar as forças que atuam num corpo;
· Adotar a representação vetorial para as forças que atuam num corpo;
• Relacionar conceitos como força resultante,
• Reconhecer que a força resultante é proporcional à aceleração produzida no corpo;
• Analisar como a mudança do coeficiente de atrito influencia o movimento de um corpo.
Conteúdo: Estudo da Força
Duração: Uma aula de 50min
Expectativa da Aprendizagem:
• Confrontar o significado comum de força e o conceito científico de força;
• Descrever uma força apresentando sua intensidade, sua direção e seu sentido;
• Analisar situações em que as forças estejam com a mesma direção e mesmo sentido e outras com intensidade direção e sentido diferente.
Eixo temático:
Força e Movimento
Desenvolvimento da aula
1º Momento: Leitura do Texto
“Eu tenho a força”
Esse é o grito mágico de um conhecido super – herói. Embora não se tenha notícias de que esse grito possa ter falhado, não há dúvida de que, sob o ponto de vista da Física, a frase é incorreta. Ninguém tem a força. Força é uma ação e não se pode ter uma ação. Assim, a palavra força deve vir sempre acompanhada de verbos que indiquem ação, como por exemplo: exercer, aplicar, sofrer etc. Na realidade quando o nosso herói se refere à força, ele está querendo significar “energia”, da mesma forma que muita gente, quando ocorre à interrupção de energia elétrica e tudo fica escuro exclama: “Acabou a força!”. Força e energia são conceitos inteiramente distintos e não devem ser utilizados como sinônimos, mesmo na linguagem do dia-a-dia.
Portanto, o grito de guerra deveria ser: “eu tenho a energia”. Pode ser que falhe, mas, em compensação, será uma falha fisicamente correta
2º Momento:
Conceito de força: apresentação de slide
Apresentação do filme http://www.youtube.com/watch?v=JcNnl-TyRP4
3º Momento: Recursos Complementares:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala05/05_03.asp Neste endereço tem uma discussão sobre a necessidade de interações entre os objetos para que haja força e conseqüentemente movimento.
Avaliação:
Os alunos deverão elaborar um texto argumentativo sobre o conceito de força onde será avaliada a qualidade e a autenticidade dos textos.
Ângela Consuelo e Gilberto Barcelos
Post referente a parte 4 da atividade ED01.
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